Menu

Transporte aéreo brasileiro registra primeiro lucro desde 2010

O transporte aéreo brasileiro apresentou, de forma integrada – contando com as cinco companhias em atividade – o primeiro resultado positivo desde 2010. A notícia foi avançada pelo site Aeroflap, citando a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que se baseou em suas demonstrações contábeis para o ano de 2017. O lucro conseguido foi de 1,1%, em um total de R$413,7 milhões. A notícia foi divulgada no último dia 29 de junho.

Todas as empresas melhoraram

As cinco companhias consideradas são as que dominam o mercado aéreo nacional;

  • Gol
  • Avianca
  • Azul
  • Latam
  • Latam Cargo

Estas empresas representam 99,5% do transporte doméstico de passageiros no Brasil por avião. Todas elas melhoraram seus resultados em relação a 2016, mesmo se a Gol ainda apresentou um resultado negativo, mas bem menor que no ano anterior, reduzindo suas perdas de 3,4% para apenas 0,3%.

Clima econômico positivo

As receitas estão subindo e os custos operacionais estão descendo, num cenário otimista como ainda não se tinha visto no setor nessa década. De acordo com o Aeroflap, a receita cresceu 8,4%, traduzindo esse dinamismo econômico que o Brasil atravessou em 2017, tentando deixar a crise para trás. Ao mesmo tempo, teve uma queda de 11,1% nas despesas operacionais, mostrando que o setor está fazendo o que é necessário em termos de eficiência e melhoria na gestão.

Situação fiscal favorável

Esta situação é também favorável, naturalmente, para a Fazenda, pois as companhias aéreas estão fazendo sua parte para o equilíbrio das contas públicas. Além disso, o crescimento econômico no Brasil, ainda que a um ritmo lento, parece estar virando uma realidade no momento atual, o que também ajuda a que o Governo Central tenha registrado o menor déficit primário desde 2015, melhorando 62,5% no último mês de maio relativamente ao mesmo mês do ano anterior.

É de esperar que o setor do transporte aéreo mantenha sua evolução sustentada ao longo desse ano de 2018.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *