Menu

Red Bull Air Race: o maior show aéreo do mundo

Talvez o Red Bull Air Race não seja o maior show aéreo do mundo, mas transformar uma demonstração de perícia e talento de pilotos de aviões numa competição esportiva foi uma iniciativa com um valor simbólico único no planeta. E não será exagero dizer que a Red Bull é um dos maiores, se não mesmo o maior patrocinador de shows aéreos de todo o mundo, com essa iniciativa.

O campeonato

Nesta competição, vários pilotos, utilizando modelos como o Corvus Racer 540 ou o Zivko Edge 540, capazes de ultrapassar os 400 km/h, fazem um percurso em “slalom”, em uma pista marcada com pinos gigantes. O mais rápido vence a prova e no final da época se somam os pontos para encontrar o campeão.

E porque sempre tem um brasileiro participando em tudo, também já teve um piloto brasileiro, Adilson Kindlemann, participando nesse esporte.

A estratégia de marketing da bebida energética

Faz muitos anos que a Red Bull vem se mostrando como um dos patrocinadores esportivos mais “agressivos” e com mais presença por todo o planeta. A marca pode ser encontrada em muitos outros esportes: comprou times de futebol na Áustria e na Alemanha, montou duas equipes de F1 (sendo sua equipe principal uma habitual candidata às vitórias), e até um campeonato louco de mergulhos acrobáticos no mar. Só faltaria mesmo encontrar a Red Bull em um jogo de slots como o dealer ao vivo ou outro semelhante. O patrocínio do show aéreo/competição se alinha perfeitamente nessa estratégia.

O Red Bull Air Race no Rio

Por duas vezes, o Red Bull Air Race esteve no Rio de Janeiro, com o rugido dos motores dos aviões enchendo a Baía de Guanabara. A primeira vez aconteceu em 2007 e teve o britânico Paul Bonhomme como vencedor (ele que é o piloto com mais vitórias e títulos de campeão). Em 2010 foi a vez do austríaco Hannes Arch.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *