Menu

Brasília: ligações diretas para o exterior devem crescer

A capital federal é uma das cidades onde os residentes demonstram maior vontade de voar para o exterior. Todavia, tem muito poucas opções de voo direto para cidades em outros países. Uma situação que pode se alterar em breve.

Panorama atual: apenas cinco ligações

Os brasilienses têm apenas cinco voos diretos para o exterior nesse momento, que são os seguintes:

  • Buenos Aires
  • Panamá
  • Punta Cana
  • Miami
  • Lisboa

O jornal Correio Braziliense aponta que mais de um terço dos passageiros de transporte aéreo que saem de Brasília (partindo do Aeroporto Juscelino Kubitschek) estão voando para o Rio e São Paulo apenas para, partindo daí, pegarem um voo para o exterior. São 36%, no total, de acordo com Jorge Arruda, presidente da Inframerica.

Brasilienses querem mais alternativas

Os cidadãos moradores de Brasília não escondem que sentem essa falta de ligação ao exterior. Como se a centralidade geográfica de Brasília, quase 60 anos depois de sua inauguração, fosse ainda um fator em sua interioridade e em sua deficiente ligação ao mundo. É o caso de Flávia Campos, servidora pública e residente na Asa Sul, citada pelo jornal da capital, que adora Londres e Nova York, mesmo sem ter de se decidir por uma ou outra.

O aeroporto está pronto

Como é, por vezes, típico de Brasília, a cidade está pronta para receber mais ligações mas seu potencial ainda não está aproveitado. É o único aeroporto do continente operando pistas paralelas simultâneas, além de o maior hub doméstico do Brasil. No mais, é precisamente a localização geográfica de Brasília que favorece sua utilização como hub.

Incentivo fiscal a caminho

O Governo do Distrito Federal publicou em junho um decreto anunciando que, a partir de 2019, haverá incentivo fiscal para as empresas que oferecerem novas rotas diretas entre Brasília e o exterior. Será “um ganho para todos”, segundo o Governo, e de acordo com o Correio Braziliense.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *